< Voltar
17/10/2023Terça-Feira
Presidente da Sempre AgTech Fernando Presotto apresentando o lançamento da marca WIN

WIN: Revolucionamos o mercado do agro 

Braço de inovação da SEMPRE AgTech, a WIN visa gerar ativos biotecnológicos de grande impacto econômico para o mercado

Concebida para ser o braço de inteligência e inovação da SEMPRE AgTech, a WIN (World Innovation) chega para revolucionar o mercado do agro. A operação é focada no desenvolvimento de ativos biotecnológicos de alto impacto econômico para a agricultura tropical. A atuação será em várias frentes, aplicando as New Breeding Technologies (NBTs). Os produtos que estão em pesquisa e desenvolvimento seguem três linhas principais.

São elas: proteção de cultivos, tolerância a estresses abióticos (hídrico e temperatura) e eficiência no uso de nutrientes, com foco para o nitrogênio.

Biodirigidos

Entre os destaques também está o desenvolvimento de uma linha de defensivos biodirigidos. A tecnologia será capaz de controlar plantas daninhas, pragas e doenças que roubam a produtividade na lavoura. Neste tipo de defensivo, a sequência do gene é desenhada de forma a atuar apenas no organismo alvo (safe and sustainable by design). Assim, o produto fica inofensivo para o ser humano e outros seres vivos. A tecnologia garante a proteção para o usuário do defensivo biodirigido e também para o consumidor final.

Através da transferência de genes, a WIN desenvolve tecnologias que possibilitam a geração de linhagens com maior resistência a insetos-praga e tolerância a herbicidas em soja, milho, sorgo e algodão, reduzindo significativamente o uso de agroquímicos.

Para desenvolver as pesquisas e projetos, a WIN recebeu um aporte de R$ 50 milhões, e conta ainda com a parceria do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), um dos maiores institutos de pesquisas do país, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

A WIN dispõe de unidades experimentais de pesquisa em GO, SP, PR e MG

Para potencializar ainda mais o trabalho de pesquisa e desenvolvimento de produtos, recentemente a SEMPRE AgTech adquiriu uma nova estação experimental em Uberlândia. A ideia é que a unidade opere em conexão com os projetos da unidade de Santa Helena de Goiás/GO e Toledo/PR, sob coordenação da WIN.

A empresa também se dedica a outras importantes frentes, como a busca por híbridos de milho desejados pelo mercado, edição genômica de plantas e de microrganismos via CRISPR, geração de plantas geneticamente modificadas (GM) à base de RNA interferente (RNAi), criação de eventos transgênicos proprietários com novas proteínas para controle de insetos-praga e doenças, novos inoculantes direcionados para a promoção de crescimento, eficiência no uso de nutrientes e novas ferramentas para acelerar ainda mais o programa de melhoramento genético da empresa (Speed breeding).

“Objetivo é ajudar a elevar a agricultura brasileira para outro patamar”

Segundo o fundador e CEO da SEMPRE AgTech e da WIN, Fernando Prezzotto, o objetivo é ajudar a elevar a agricultura brasileira para outro patamar, através do desenvolvimento de tecnologias que hoje são importadas ou monopolizadas pelas grandes multinacionais. “Atualmente, os ativos estratégicos que se utilizam não são brasileiros.

O nosso agro ainda depende de matérias-primas vindas de países como Índia, Rússia e China para assegurar o suprimento de fertilizantes e defensivos agrícolas. Na outra ponta da cadeia, as tecnologias são dominadas e desenvolvidas exclusivamente por multinacionais globalmente consolidadas. O que nós queremos fazer é que esses ativos biotecnológicos estratégicos se tornem propriedade dos brasileiros”, afirma Prezzotto.