< Voltar
19/01/2023Quinta-Feira

Silenciamento gênico por RNAi: nova estratégia para proteção de plantas

A interferência via RNA (RNAi) é um processo biológico natural que acontece em diversos organismos vivos. Neste processo, moléculas de ácido ribonucleico de fita dupla (dsRNA) inibem a expressão de genes alvo. Isto acontece quando é necessário a redução da atividade de um determinado gene. Trata-se de um processo pós-transcricional que regula muitas vias importantes para o desenvolvimento dos organismos.

Desenvolvimento de defensivos biodirigidos sustentáveis e seus benefícios

Na agricultura, devido a eficiência deste processo, a biotecnologia desenvolveu estratégias que utilizam deste mecanismo para geração de produtos de interesse para o agronegócio. Um exemplo, é o desenvolvimento de defensivos biodirigidos capazes de controlar plantas daninhas, pragas e doenças que roubam a produtividade na lavoura. Estes produtos inovadores apresentam inúmeras vantagens em relação a agroquímicos convencionais empregados atualmente. Entre as vantagens está a sua pegada mais sustentável, que interfere minimamente no meio ambiente, além de ser direcionado especificamente para a espécie alvo a ser controlada. Isto porque a sequência do dsRNA é desenhada de forma a atuar apenas no organismo alvo (safe by design).

Atualmente, muitas empresas têm o interesse em gerar produtos de aplicação tópica baseada na molécula de RNA, pois ao contrário dos agroquímicos tradicionais, os defensivos biodirigidos não causam problemas para saúde humana e animal, bem como para o meio ambiente, neste sentido a tecnologia baseada em RNAi permitirá ganhos consideráveis na redução de riscos de contaminação em organismos não alvo.

Tecnologia Inovadora de Melhoramento de Precisão (TIMP)

Por se tratar de uma Tecnologia Inovadora de Melhoramento de Precisão (TIMP), os defensivos a base de dsRNA podem ser considerados produtos não geneticamente modificados (GMs), uma vez que, a sequência de RNA que compõe as formulações do produto, não codifica para proteínas e não são incorporadas no genoma das espécies alvo envolvidas.

Atualmente, já existem aprovações pela CTNBio de produtos a base de dsRNA de uso tópico. Os produtos à base de RNAi têm a capacidade de revolucionar o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas de maneira segura e eficaz.

Referências

DAS, Protiva Rani; SHERIF, Sherif M. Application of exogenous dsRNAs-induced RNAi in agriculture: Challenges and triumphs. Frontiers in Plant Science, v. 11, p. 946, 2020.

DIETZ-PFEILSTETTER, Antje et al. Considerations and regulatory approaches in the USA and in the EU for dsRNA-based externally applied pesticides for plant protection. Frontiers in Plant Science, v. 12, p. 974, 2021.

EMBRAPA – https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/146591/1/doc-179.pdf. Acesso em nov 2021.

FLETCHER, Stephen J. et al. A perspective on RNAi-based biopesticides. Frontiers in plant science, v. 11, p. 51, 2020.

MEZZETTI, Bruno et al. RNAi: What is its position in agriculture? Journal of Pest Science, v. 93, p. 1125-1130, 2020.