Sempre AgTech projeta crescimento de 10% no mercado nacional em 2024
Referência na produção de sementes e novas tecnologias, Sempre AgTech deve ampliar seu portifólio de defensivos biodirigidos
A Sempre AgTech inicia o ano de 2024 com projeções otimistas em busca de um agro mais moderno e sustentável, com redução de impactos ao ambiente e à vida do agricultor. Referência em híbridos de milho e em biotecnologia – com o propósito de desenvolvimento de biotecnologias verdes e a redução da dependência por defensivos agrícolas importados -, a empresa, com sede em Chapecó (SC), aposta em momentos importantes como testes a campo dos produtos com base em RNAi e na liberação dos LPMAs (Liberações Planejadas no Meio Ambiente) dos primeiros eventos transgênicos da companhia.
“Temos o objetivo de assegurar a meta de 10% de market share no mercado nacional de sementes híbridas de milho. Para isso, estamos desenvolvendo tecnologias que visam oferecer soluções voltadas à produtividade e entrega do melhor resultado”, afirma o fundador e CEO da Sempre AgTech, Fernando Prezzotto. “A Sempre AgTech está quebrando paradigmas no setor agrícola com soluções inovadoras e disruptivas. Seguimos em nossa jornada de transformação do campo, contribuindo para a construção de um futuro mais promissor para a agricultura”, completa.
O ano de 2023 foi especialmente importante para a Sempre AgTech ser alçada a um novo patamar no agronegócio brasileiro. Entre os destaques, expandiu sua área de atuação com incremento superior a 40% no time comercial, lançou um portfólio de produtos biológicos, dobrou o número de unidades de pesquisa e desenvolvimento e vem obtendo reconhecimento no setor.
Já nos primeiros meses, a empresa anunciou ao mercado a criação de uma nova operação de negócio, voltada para pesquisa e inovação tecnológica, a WIN (World Innovation). Com investimentos na ordem de R$ 190 milhões, o braço de inovação da Sempre AgTech atua no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis focadas em agricultura de precisão, defensivos biodirigidos, edição genômica via CRISPR e outras ferramentas de engenharia genética e melhoramento genético assistido, em benefício do agronegócio.
A linha de oito produtos biológicos foi lançada ao longo do ano e está disponível no mercado. São tecnologias que auxiliam na revitalização e manejo integrado do solo, potencializam o crescimento de plantas e combatem nematoides e insetos-praga, fazendo a diferença nas lavouras.
A WIN está instalada no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, onde as duas instituições atuam, em parceria, formando um centro de referência em tecnologia verde.
Uma das tecnologias em desenvolvimento, com sucesso, é um defensivo biodirigido, desenhado para controlar pragas de forma precisa e sem afetar nenhum outro organismo vivo. O produto, pulverizável, tem como base a molécula de RNA dupla fita, para atuar no combate aos percevejos marrom (Euschistus heros) e barriga-verde (Diceraeus melacanthus), pragas que causam perdas produtivas e prejuízos relevantes nas culturas de soja e milho. A projeção da empresa é que importantes etapas sejam vencidas neste ano e que o produto, inovador no agro, esteja finalizado em 2025.
Outro marco de expansão das atividades da Sempre AgTech, em 2023, foi a aquisição de uma nova estação experimental, em Uberlândia (MG), que passa a operar em conexão com os projetos das unidades de Santa Helena de Goiás (GO) e Toledo (PR). A unidade mineira é estratégica na ampliação das pesquisas na área de biotecnologia, conforme relata Fernando Prezzotto. “Passamos a ter melhores condições de testar e editar materiais que sejam OGM (Organismo Geneticamente Modificado), focados em características desejadas, como resistência a insetos e herbicidas e, também, ativos vindos de microrganismos modificados, entre outras possibilidades. É importante, ainda, porque nos permite especial atenção para o melhoramento de tecnologias voltadas para o Cerrado Alto”.
A nova estação tem estrutura completa e moderna, com cerca de 410 mil m² de área construída, campos experimentais e mais de 60 casas de vegetação. O início das operações está movimentando o mercado de trabalho regional, com a contratação de novos profissionais de diferentes áreas e níveis técnicos. Tantas ações e investimentos têm reconhecimento no mercado. No final do ano, a Sempre AgTech foi um dos finalistas do prêmio Scale-Up do ano, da Endeavor, na categoria Empresa Destaque em Crescimento: empresas com maior taxa de crescimento entre 2022 e 2023. A premiação destaca as empresas de tecnologia que geram empregos de qualidade, competitividade, inovação e desenvolvimento econômico. “Estamos ao lado de empresas incríveis, cujo crescimento e potencial de impacto ultrapassaram fronteiras. É uma honra fazer parte desse grupo seleto”, comemorou o CEO Fernando Prezzotto.