Como fazer uma silagem de milho
Como fazer uma silagem de milho
Depois do plantio do milho, quando falamos em silagem de grãos nos deparamos com duas situações: grão úmido e grão reidratado.
Para produzir silagem de grão úmido, ou eventualmente numa situação onde temos a necessidade da liberação antecipada da área para um outro plantio, a lavoura deve ser colhida quando os grãos apresentam teor de umidade próximo à 35%.
Já a segunda situação (grão reidratado) o processo pode ser feito em qualquer época do ano a partir do grão seco (11-13% umidade). Neste caso a adição de água é feita para garantir níveis de umidade final entre 35-40%, sendo considerado 37% um valor ideal.
Quando se colhe o milho buscando o propósito de fazer silagem de grão úmido, porém o teor de umidade apresentado é menor que o ideal, é necessário proceder a reidratação a partir da adição de água, fazendo com que se atinja a umidade desejada.
PROCESSAMENTO DOS GRÃOS PARA ENSILAGEM
Depois de garantir um nível adequado de umidade para fermentação, é importante avaliar o tipo de moinho que fará o processamento. E tem sido evidenciado que para grãos úmidos os moinhos de rolo conseguem fazer um bom processamento, já para a situação de grãos reconstituídos (reidratados) tem sido preferível o uso de moinhos de martelo, que tem uma tendência de reduzir mais as partículas.
IMPORTÂNCIA DA FERMENTAÇÃO
O processo de fermentação decorrente da conservação do grão, quer seja ele grão úmido ou reidratado, aumenta o valor energético comparado ao que seria observado para o grão seco. Assim, a mesma matéria prima pode passar por incremento de energia líquida quando ensilada. Nesta situação, alguns estudos têm demonstrado que esta variação permite ganhos consideráveis saindo de uma condição de energia líquida de 1,35 para 1,55 Mcal/kg. Além do que já foi mencionado, o tempo de estocagem interfere a digestibilidade do amido, então deve manter o silo fechado por no mínimo 60 dias.
QUE TECNOLOGIAS USAR PARA MELHORAR O PREPARO DA SUA SILAGEM
Pensando nos altos preços de milho no mercado, a silagem de grãos torna-se um alimento de elevado valor agregado. Logo, se faz necessária a adesão de pacotes tecnológicos como o uso de lona de qualidade, inoculantes, dentre outras estratégias para redução de perdas.