< Voltar
31/07/2023Segunda-Feira
biotecnologia-producao-alimentos

Biotecnologia aplicada à produção de alimentos: benefícios e desafios

A biotecnologia é uma área em constante evolução pois tem desempenhado um papel significativo na produção de alimentos no mundo.

Por meio de técnicas avançadas, como a engenharia genética e a biologia molecular, a biotecnologia tem o potencial de melhorar a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos alimentos, além de proteger os cultivos.

Veja a seguir os benefícios e desafios associados à aplicação da biotecnologia na produção de alimentos, com foco, principalmente, nos desafios para o cenário brasileiro.

Benefícios da biotecnologia na produção de alimentos

Para começar, vamos citar alguns dos principais benefícios que a biotecnologia pode trazer para a produção de alimentos.

Aumento da produtividade agrícola

Por meio da biotecnologia é possível desenvolver variedades de plantas geneticamente modificadas (GM) que possuem características desejáveis, como maior resistência a pragas e doenças, tolerância a condições adversas, aumento do rendimento e melhor qualidade nutricional. Essas características podem contribuir para o aumento da produtividade agrícola, auxiliando na garantia da segurança alimentar.

Redução do uso de agroquímicos

As plantas GM resistentes a pragas podem reduzir significativamente a necessidade de pesticidas químicos, diminuindo os impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Isso resulta em uma produção mais sustentável e na preservação da biodiversidade.

Melhorias na qualidade e na segurança alimentar

A biotecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade de alimentos, como prolongar a vida útil de frutas e legumes, reduzir a formação de substâncias prejudiciais e aumentar a qualidade sensorial dos produtos. Contudo é possível desenvolver culturas resistentes a microtoxinas, toxinas produzidas por fungos e reduz riscos à saúde humana.

O cenário brasileiro na biotecnologia

O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo e tem desempenhado um papel significativo na aplicação da biotecnologia na produção de alimentos. Segundo dados do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), o país é o segundo maior produtor de culturas GM, como soja, milho e algodão, cultivando aproximadamente 51,8 milhões de hectares dessas culturas em 2022. A adoção de culturas GM no Brasil tem trazido benefícios, como o aumento da produtividade e redução do uso de agroquímicos.

Diante desses cenários, a SEMPRE AgTech anunciou em janeiro de 2023 a criação da WIN (World Innovation). Com investimentos que somam R$ 190 milhões, a nova companhia está sendo concebida para ser um braço de inteligência e inovação da sementeira.

O foco é a pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas ajustadas à realidade do agronegócio brasileiro e o uso de tecnologias nacionais. As pesquisas são voltadas para a geração de biotecnologias verdes.

Quer saber mais sobre a WIN (World Innovation? Clique aqui.

A biotecnologia tem o potencial de trazer diversos benefícios para a produção de alimentos, como o aumento da produtividade, melhoria da qualidade e segurança alimentar, redução do uso de agroquímicos e fortalecimento da agricultura familiar. E nós estamos prontos para enfrentar esses desafios e revolucionar o agro brasileiro por meio do uso da tecnologia e inovação. SEMPRE pensando no melhor para você e sua plantação.